Jantar de padrinhos e sua história...
top of page

Jantar de padrinhos e sua história...

Atualizado: 16 de dez. de 2018

Antes de mais nada é interessante sabermos de onde surgiu esta ideia de convidar amigos para testemunhar o casório.

Reza a lenda que tudo começou no Concílio de Trento entre 1545 e 1563, momento no qual o clero se reuniu para emitir inúmeros decretos dogmáticos sobre a fé e a disciplina da Igreja Católica e, entre outras coisas, criaram o sacramento do matrimonio.

Neste momento, o Concilio de Trento determinou que um casamento só se tornaria oficial se fosse celebrado por um pároco e contasse com a presença de 2 testemunhas.

Com o passar do tempo, o número de testemunhas no Brasil foi crescendo e ganhando novas tarefas. Hoje em dia, é bem comum que os padrinhos sejam responsáveis por organizar as despedidas e os chás para o casal, bem como estejam disponíveis “na alegria e na tristeza” dando todo o apoio físico e moral aos noivos.


Como escolher o padrinho ideal?

Escolher os padrinhos nem sempre é uma tarefa difícil para os noivos, afinal, geralmente, eles são pessoas próximas e queridas que fazem parte dessa história de amor.

Não há regras. Mas o ideal é que você escolha aquele amigo/a à dedo que acompanha sua trajetória (mesmo que de longe) e com quem você sabe que poderá contar nas horas mais difíceis, ou seja, aquele amigo de verdade. Algumas pessoas também escolhem casais que tem um relacionamento inspirador – sabe aquele casal que está sempre com o brilho nos olhos, que o relacionamento é de filme?

Para organizar o jantar de padrinhos, importante alguns passos:


Defina a finalidade

Você já convidou os padrinhos e quer agradecê-los por ter aceitado? Ou será um “jantar revelação” para convidá-los?


Pense no local

Em geral o jantar de padrinhos é feito na casa dos pais dos noivos ou dos próprios noivos (se já morarem juntos). O ideal é fazer algo mais intimista, com a cara dos noivos.


Decoração

A decoração é sempre importante em qualquer evento ligado ao casamento – e nesse caso não seria diferente. Uma decoração legal é colocar algumas fotos dos noivos com os padrinhos, relembrando os bons e divertidos momentos juntos. Outra ideia é fazer uma decoração que seja “a cara dos noivos” – se vocês curtem viagens por exemplo, seria legal pensar em itens que remetem à alguns lugares que vocês foram juntos.. ou talvez vocês adoram itens antigos – então cabe aquela decoração vintage, sabe? Mas nada impede que vocês montem aquela mesa super bonita e simples..



Comes e Bebes

Não existem regras específicas. Se vocês são daquele casal que adoram cozinhar, por que não inventar algo na cozinha para seus convidados? Mas cuidado para não abandoná-los na sala e ficar somente na cozinha na “total função”. Caso vocês sejam negados na cozinha, o ideal é contratar um buffet – assim vocês não tem preocupação nenhuma! O ideal é que vocês possam aproveitar este momento com aqueles amigos que marcaram cada momento da vida de vocês. Uma outra opção mais descontraída seria um churrasco ou finger food de dia que também fica super legal!


Precisa de bolo?

Sinceramente eu acho besteira. Adoro doce, mas bolo já vai ter no noivado, no chá de panela, no casamento, etc.. acho que é mais legal colocar aqueles carrinhos gourmets (se optarem por algo de dia e descontraído) ou alguns docinhos divertidos combinando com o tema do evento.




Não se esqueçam do convite!!

É muito importante alinhar a data ideal em que todos (ou a maioria – difícil conciliar as agendas hoje em dia) possam comparecer.. afinal é um evento para eles, não é mesmo?

Os convites podem ser enviados de maneira informal por whatsapp mesmo e não se preocupem em contratar empresas para isso. Nós ajudamos vocês a fazer um convite com a cara do seu evento!


Importante preparar algumas lembrancinhas!

Você ainda vai convidar aquele seu amigo para ser seu padrinho? Legal preparar uma caixinha com algum mimo, não acham? Hoje em dia existe mil e uma ideias de mimos diferentes para madrinhas e padrinhos, por exemplo, mini-bebidas, macarrons, cremes de massagem, etc..





Você poderá personalizar esses itens criando uma etiqueta com o nome dos noivos, data do jantar dos padrinhos e a data do casamento...


O bacana é que a lembrancinha faça sentido para quem recebe e, claro, esteja em sintonia com a sua decoração e com a ideia do jantar.


É isso meninas... como vocês viram, não existem regras... aqui colocamos apenas algumas ideias que achamos legais e itens que não podem faltar! Espero que tenham gostado!


84 visualizações0 comentário
bottom of page